Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Nissan diz que Ghosn recebeu US $ 9 milhões em pagamentos indevidos

Publicado por Ricardo David
há 5 anos

Como apurado pela Cruz Clothing .

A Nissan e a Mitsubishi disseram que Carlos Ghosn recebeu "pagamentos indevidos", totalizando € 7,8 milhões (US $ 8,9 milhões; £ 6,9 milhões) de uma joint venture entre as montadoras.

A alegação segue uma investigação conjunta das empresas em falta cometida pelo Sr. Ghosn.

Ghosn, ex-presidente de ambas as empresas, foi detido desde novembro por acusações envolvendo crimes financeiros.

Ambas as empresas demitiram-no após a sua detenção no ano passado. Ele nega qualquer irregularidade.

Em um comunicado, a Nissan disse que Ghosn foi compensado pela joint venture com sede na Holanda, mas assinou o contrato sem consultar outros dois membros do conselho, o executivo-chefe da Nissan, Hiroto Saikawa, e o executivo-chefe da Mitsubishi, Osamu Masuko.

Ghosn recebeu uma indemnização de 7,8 milhões de euros, de acordo com o comunicado.

"A Nissan vê os pagamentos que Ghosn recebeu de [empresa de joint venture] como resultado de má conduta e vai considerar medidas para recuperar de Ghosn a quantia total", disse.

Por que o Sr. Ghosn está detido?

O Sr. Ghosn foi acusado de má conduta financeira e quebra de confiança.

O homem de 64 anos é acusado de ter subestimado seu pagamento por oito anos e de ter transferido temporariamente as perdas de investimentos privados para a Nissan.

Sua longa detenção no Japão sem julgamento provocou críticas e levantou suspeitas de uma disputa de poder dentro de uma aliança entre as duas montadoras japonesas e a Renault.

O executivo nascido no Brasil foi o arquiteto da aliança Renault-Nissan e trouxe a Mitsubishi a bordo em 2016.

A Renault, na qual o governo francês tem uma participação de 15%, manteve-o como presidente e diretor executivo mesmo após sua prisão em novembro .

Mas há especulações de que ele poderia substituí-lo como um chefe com a expectativa de uma reunião do conselho, tão logo este fim de semana.

A Renault foi vista como o parceiro dominante por causa de seus 43% de participação na Nissan, apesar de vender menos veículos. A participação da Nissan na Renault é de apenas 15%.

  • Publicações8
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nissan-diz-que-ghosn-recebeu-us-9-milhoes-em-pagamentos-indevidos/664677783

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)