Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Reality Check: Por que o Zimbábue subiu os preços da gasolina?

Publicado por Ricardo David
há 5 anos

Alegação: O comércio de moeda no mercado negro e o comércio ilegal de combustíveis contribuíram para a grave escassez de combustível no Zimbábue.

Veredicto : Isso está correto, mas não a história completa. As condições que levaram a isso estão enraizadas na introdução pelo governo de uma controversa moeda local atrelada ao dólar dos Estados Unidos.

Linha cinza de apresentao

Houve protestos generalizados nas maiores cidades do Zimbábue, após um aumento no preço do combustível.

Os preços mais que dobraram, tornando a gasolina e o diesel os mais caros do mundo.

Então, por que o governo fez isso?

Combustível mais caro do mundo

O governo diz que os aumentos de preços foram colocados em prática para evitar a escassez de combustível e reprimir o comércio ilegal de combustível.

Os preços da gasolina subiram de US $ 1,24 (£ 0,97) por litro para US $ 3,31, com o diesel subindo de US $ 1,36 por litro para US $ 3,11.

O Presidente Mnangagwa anunciou os aumentos e prontamente deixou o país para uma turnê européia e para participar do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

O preço do combustível é definido pelo governo e os postos de gasolina são obrigados a vender combustível a esse preço, atrelado ao dólar americano.

O alto custo do combustvel no Zimbbue

Primeiro, vamos olhar para a escassez.

O Zimbábue precisa importar todos os seus derivados de petróleo. Para isso, precisa de moeda forte, e com seus atuais problemas econômicos profundos, isso é muito escasso.

Em novembro, o ministro das Finanças, Mthuli Ncube, disse que a escassez de divisas estrangeiras havia sido alocada a outros setores mais prementes - e ele mencionou a necessidade de investir nas indústrias de mineração do país.

Na época, o ministro reconheceu a escassez e prometeu encontrar formas de financiar a importação de mais combustível.

Um aumento acentuado na demanda no ano passado também contribuiu para a escassez.

Este aumento é talvez surpreendente, dado o estado lento da economia.

Conforme apurado pela Cruz Clothing. Uma explicação é que esta é a época de colheita do tabaco, a cultura mais importante do Zimbábue, o que significa que há uma alta demanda por combustível para alimentar tratores e maquinário.

Mas isso não explicaria o aumento de longo prazo na demanda por combustível.

Coleta de combustível e contrabando

O governo acusou as pessoas de acumular combustível e depois vendê-lo no mercado negro a preços inflacionados.

E como o combustível do Zimbábue tem sido mais barato do que nos países vizinhos, o contrabando também tem sido um grande problema.

Essas atividades desempenharam um papel importante no aumento da demanda por combustível no Zimbábue e contribuíram para a escassez.

Um homem incendeia o pneu quando manifestantes irritados barricam a rota principal para a capital do Zimbbue Harare partindo de Epworth Image copyrightGETTY IMAGES

Image captionUnrest broke out after the fuel price hike was introduced

Zimbabwe's controversial currency arrangements have also contributed to the problem.

The country has a local currency, officially pegged one-for-one to the US dollar. However, in reality it is being traded on the black market at far less than this value.

This means that if you have access to hard currency - US dollars for example - you can then buy the local currency on the black market and use it to buy fuel at the pegged 1:1 price.

  • Publicações8
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reality-check-por-que-o-zimbabue-subiu-os-precos-da-gasolina/664677808

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)